domingo, 14 de fevereiro de 2010

Frango assado do Brazeiro!

Poulet de Bresse...
Grelha do Brazeiro...

Franguinho do Brazeiro...huuummmm!


Quem mora na região da Vila Mariana com certeza já deve ter provado o frango assado do Brazeiro...é uma delícia! Eles tem uma receita secreta do molho que faz o frango deles ter um sabor bem diferente e especial.
Parece uma coisa tão popular brasileira, mas o frango assado é encontrado, na verdade, em diversas culturas...no Peru, por exemplo é chamado "Pollo a la brasa" e é vendido em restaurantes populares.
Na França, ele se chama "Poulet rôti" e é um dos clássicos da cozinha francesa...
Na França também, o frango tem certificação de origem, assim como o vinho, ou seja, você sabe exatamente de onde o seu frango veio, quem o produziu e como ele foi tratado...
Voltando ao Brazeiro, o que é servido lá é galeto e não frango...então vamos explicar as diferenças entre os tipos de frango encontrados aqui e na França...

Galeto: o galeto é na verdade o frango novinho, de apenas um mês de idade, engordado a partir do 15º dia e abatido aos 500 gramas. Também é conhecido como frango de leite, e tem o sabor um pouco diferente do frango, por ter uma textura mais tenra.

Frango: o frango é abatido com aproximadamente 1,7kg, sua carne já é um pouco mais firme que a carne do galeto.

Poule (galinha): a galinha possui a carne mais dura e escura, por ser mais velha, porém também tem bem mais sabor que o frango...Existem receitas francesas clássicas que são preparadas somente com galinha e nunca com frango.

Coq (galo): possui a carne mais dura de todos os tipos de "frango", necessita de muito tempo de cocção, mas é muito saborosa, com o sabor bem concentrado.

Pintade (galinha d'angola): para quem nunca provou, vale a dica, porque é uma delicia. Ela tem um sabor bem diferente, por ser mais selvagem e possui a carne mais firme também. É muito utilizado no interior do Brasil e também na França.

Élevé en plein aire: essa é a nossa conhecida galinha caipira, ou seja criada solta, livre, fora de cativeiro e sem hormônios. Esse é o tipo mais natural e logo, mais saudável também.

Na França, o frango é classificado de acordo com a sua qualidade, e tem quatro classificações:

1- O frango normal, sem classificação. Provavelmente o tipo que a gente está acostumado

2- Poulet fermier, ou seja, literalmente de fazenda, que não é criado em nenhuma indústria

3- Label rouge, ou seja, etiqueta vermelha. Ele é criado sem nenhum hormônio, com procedência garantida, em fazenda, e de uma qualidade muuuito superior em relação ao normal ou ao fermier.

4- Poulet de Bresse: o símbolo da França. Esse frango se tornou o simbolo da França pois tem as cores da bandeira francesa: as penas brancas, a crista vermelha e as patas azuis. Esse tipo de frango só existe na França, na região de Bresse, que fica no leste da França, entre Lyon e Strasburgo e é de uma qualidade inigualável.
Que tal provar um franguinho???
Brazeiro: Rua Luis Góis, 845, estacionamento ao lado.


Um comentário: