Affineur verificando a maturação do Comte.
Maravilhosos fungos!!!!
Bom dia!
Vamos começar hoje a serie sobre queijos e vinhos que prometemos a voces!
então, inauguramos com o mais famoso e possivelmente mais popular queijo francês, O Camembert!
Os franceses são muito bons em desenvolver tecnicas culinarias, e não é diferente com os queijos.
foi assim que em 1791, um fazendeiro o desenvolveu ao adicionar creme de leite ao leite antes de iniciar o processo de coagulação das proteinas. o que resultou em um miolo macio e cremoso.
apenas em 1926 porem, este queijo se tornou um AOC (Apellation D'origine Contrôlée) significando que o Camembert de normandie, o original, é proveniente da região da normandia, no noroeste da \França, elaborado somente com leite cru (não pasteurizado), de vacas da raça Normande, deve conter 45g de gordura para cada 100g de produto, e quando pronto, deve pesar em torno de 115g.
Sim senhor! tudo isto é necessario para ganhar o selo de AOC. e é simplesmente por toda esta atenção aos detalhes que os franceses são os melhores no que fazem.
Há ainda um outro orgão fiscalizador da qualidade que premia os produtos com o selo AOP (Appellation d'Origine Protégée).
só para se ter uma ideia, na frança, existem mais de 250 variedades de queijos com AOC, e mais uma infinidade de outros produtos como lentilhas, manteiga, vinhos, cordeiro, etc.
Na França existe ainda um profissional chamado Affineur, que se encarrega somente de "envelhecer" os queijos. compra-os frescos do produtor e os armazena até o ponto correto de maturação dos queijos, no caso do camembert, 20 a 22 dias mas por exemplo um Parmesão ou Comte, podem levar 3 anos.
este processo transforma um queijo que quando fresco é duro e sem muitos sabores em algo surpreendentemente cremoso como o centro de um camembert.
AH! nunca jamais se descasca um queijo! é um sacrilegio, afinal é a "casca" ou Croute que deu todo sabor ao queijo. no caso do parmesão e outros queijos "duros" é claro, você não vai come-la, mas mesmo assim, ao servi-lo, quem retira a casca é a pessoa que irá comer, e não a cozinha. (a mesma analogia da picanha, nunca se prepara sem gordura, mas quando é servida, não há obrigação em come-la.) pois apesar de não ser consumida, agrega aromas e dessa forma pode contar a historia do queijo.
O que está escrito nas letras miúdas? É algum termo contratual que eu não quero assinar?
ResponderExcluirE uma outra dúvida, a título de curiosidade: os franceses desenvolveram as técnicas ou foram 'apenas' os primeiros a registrar? (não tiro o mérito do registro).
Ah sim, achei o blog de vocês! Muito legal! Queijos e vinhos, UHU! Hora interessante, podem escrever que eu vou anotar tudo! Abração meus queridos.
ResponderExcluirValeu por enviarem comentarios! apesar de apenas 5 pessoas terem acessado até agora ficam muito feliz pois inicialmente vc Machado e Martim eram as unicas pessoas que queriam discutir sobre sabores e gastronomia, infelizmente tem de ser assim por enquanto! de qualquer forma, Martim, os franceses criaram o Camembert. mas não a tecnica de coagular as proteinas para formar o queijo. por exemplo, o Roquefort (rochefort) foi criado com uma peculiar tecnica de injetar levedura de pães no queijo na epoca de carlos magno (que o adorava)
ResponderExcluircomprovadamente, tecnica francesa. mas tenho certeza de que outros povos ja possuiam metodos similares. qualquer duvida estamos as ordens!!!
Machado! saudades de vc! mande noticias!
ResponderExcluircoma queijo!